Veja o que fazer durante o inverno no Chile. Conheça as principais atrações, saiba onde esquiar e quais os melhores destinos para ver neve.
Conhecer o inverno no Chile é o desejo de muitos viajantes que sonham em conhecer neve em meio a belezas naturais exuberantes.
Durante esta época o país vive seu ápice, com uma temporada que garante belíssimas paisagens, oportunidades de praticar esportes radicais, roteiros gastronômicos deliciosos, e muito mais!
Mas antes de fazer as malas para curtir a estação mais fria do ano, é bom entender um pouco mais sobre o destino para aproveitar bastante a viagem.
Preparamos este artigo que traz as principais atrações, os melhores lugares para conhecer, além de dicas super imperdíveis para o seu passeio. Vem com a gente e surpreenda-se!
Quais são os meses de inverno no Chile?
O inverno no Chile acontece no mesmo período do Brasil, entre os meses de junho a setembro, e registra temperaturas negativas, com a presença de neve em diversas regiões do país.
A capital Santiago, por exemplo, pode registrar temperaturas entre 2 °C e 18 °C, dependendo do horário. Já as estações de esqui costumam registrar mínimas negativas, por volta de -14 °C.
Qual é a época de neve no Chile?
A neve não cai exatamente em Santiago, mas nas montanhas dos arredores. Nevar na cidade é um evento muito, muito, muito raro. (Mas é certo que as montanhas fiquem branquinhas.)
Se você faz questão de tocar na neve, programe sua viagem para julho, agosto ou setembro. Nesses meses é garantido que você encontre neve no alto da montanha (em Santiago mesmo não neva).
Não é garantido, mas também é possível encontrar neve na montanha em junho e outubro; excepcionalmente, em maio também. Mas de novo: não conte com isso.
No inverno, espere mínimas abaixo de 5ºC e máximas ligeiramente acima de 10ªC.
Santiago fora do inverno
Fora do inverno, quase não chove.
Em dezembro, janeiro e fevereiro as máximas podem chegar perto dos 30ºC — mas a baixa umidade faz cair a temperatura na madrugada, quando pode chegar a 12 ou 13ºC. De todo modo, nesta época é bom certificar-se de que o seu hotel tenha ar condicionado (alguns não têm).
Em março, abril, outubro e novembro as máximas podem passar dos 20ºC, mas em compensação podem ocorrer mínimas abaixo de 10ºC.
Feriados no Chile
O Carnaval não é feriado no Chile. Tudo funciona normalmente.
Há alguns feriados em que todo o comércio fecha, e fica difícil até encontrar restaurantes abertos:
- Natal
- Ano Novo
- Sexta-feira Santa
- Domingo de Páscoa
- Primeiro de Maio
- Fiestas Patrias: 18 e 19 de setembro
Durante as festas pátrias, muitos chilenos emendam e viajam. Espere encontrar muitos turistas nacionais em todos os destinos importantes. Em Santiago, procure as feiras que acontecem nessa época, e que substituem com vantagem os restaurantes e lojas que fecham.
Réveillon em Santiago
O Réveillon é barulhento e animado nas ruas de Providencia, com santiaguinos agitando bandeiras chilenas. Mas a grande celebração é em Valparaíso e Viña del Mar, com queima de fogos de artifício e festa a noite inteira (Valpo mais animada que Viña).